Dúvidas frequentes:
Quais são os primeiros sintomas do diabetes?
R: O diabetes na maioria das vezes é assintomático, mas quando descompensado pode causar emagrecimeto, boca seca, aumento da diurese, aumento da fome e da sede, fraqueza, fadiga
Quando uma pessoa é considerada diabética?
R: existem alguns critérios diagnósticos, como glicemia de jejum acima de 126 mg/dL em duas ocasiões, hemoglobina glicada acima de 6,5% em 2 ocasiões, alteração no teste de tolerância à glicose, glicemia aleatória acima de 200mg/dL com sintomas sugestivos de diabetes
Quais são os tipos de diabetes?
R: Existem vários tipos de diabetes melitus, sendo os mais comuns são o diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e o diabetes gestacional. Existem outros tipos mais raros de diabetes como o diabetes tipo MODY, diabetes tipo LADA e o diabetes mitocondrial.
Quais as causas do diabetes ?
R: O diabetes é uma doença com forte predisposição genética, mas no caso do tipo mais frequente (diabetes tipo 2) está fortemente associado à obesidade, à má alimentação e ao estilo de vida sedentário.
Quais alimentos o diabético não deve comer?
R: Com equilíbrio e disciplina o diabético pode comer praticamente de tudo e ter uma vida normal e saudável. Ele deve evitar excesso de açúcar refinado, farinhas e grãos processados, frituras e alimentos ultraprocessados com alto teor de açúcares e gorduras adicionadas.
Quando o diabetes é perigoso?
R: Quando está mal controlado, principalmente a longo prazo, quando pode ser o causador de complicações graves como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, cegueira, neuropatia e doença vascular dos membros inferiores, com risco inclusive de amputações.
Qual o problema da obesidade?
R: A obesidade é considerada uma doença crônica estando relacionada a diversos problemas de saúde como hipertensão arterial, diabetes, doença gordurosa do fígado (esteatose hepática), problemas osteoarticulares, problemas digestivos, problemas respiratórios e até casos de câncer.
Quando alguém é considerado obeso?
R: O critério mais objetivo é atraves do IMC > 30 Kg/M2, mas existem outros critérios para seguir como o aumento da circunferència abdominal, a distribuição da gordura corporal e o nível de massa muscular.
Como fazer para perder peso rápido?
R: Existem estratégias que podem acelerar a perda de peso como a restrição de carboidratos e o jejum intermitente, por exempo. Entretanto, cabe ressaltar que o ideal é sempre focar no longo prazo para a manutenção do peso saudável, logo dietas muito restritivas podem não ser sustentáveis e gerar o chamado efeito sanfona.
Existem alimentos que ajudam a perder peso?
R: Sim, existem vários alimentos que fornecem saciedade por mais tempo e de baixo teor calórico, podendo auxiliar bastante no processo de perda de peso como os alimentos ricos em fibras e proteínas.